quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Hugo Boss

Um amigo de Hitler


Todos conhecemos a famosa marca Hugo Boss, mas poucos sabem do seu passado sombrio. O seu criador Hugo Ferdinand Boss nasceu no dia 8 de julho de 1885, na Alemanha. Começou com uma pequena loja que apenas fabricava roupa para trabalhadores.
Com a subida de Hitler ao poder, Hugo não perdeu a oportunidade e passou a confeccionar roupa para as SS nazis. Era adepto confesso dos ideias nazistas e filiado do partido. Hitler admirava o seu trabalho de tal forma, que o considerava como o melhor alfaiate do seu regime. Tal era a importância da marca de Hugo Boss no Nazismo, que este passou a ser o fornecedor exclusivo dos uniformes negros da SS, da Juventude Hitlerista e outras organizações nazis. Estima-se que trabalhavam na fabrica de Hugo 140 trabalhadores forçados e alguns prisioneiros de guerra.
Com o culminar da segunda guerra mundial, e a vitória dos aliados, Hugo Boss foi apelidado de oportunista do terceiro reich, e condenado a pagar 80 mil marcos. Ficou também privado dos seu direitos civis e teve que indemwnizar as famílias dos trabalhadores forçados.
Actualmente a marca já reconheceu com infelicidade e repudio o seu passado sombrio, e em 2011 emitiu um pedido oficial de desculpas aos familiares das vítimas que foram alvo de trabalhos forçados nas suas fábricas. É uma marca que contribui regularmente para as instituições que apoiam as vítimas da segunda guerra mundial.
Em 2010 e 2011 a marca alcançou o maior número de receitas alguma vez registado.  Nos dias de hoje, é sem dúvida uma das marcas de referência para qualquer homem, e afirma-se cada vez mais no mercado internacional. 



Sem comentários:

Enviar um comentário